• Vinicius Freitas

Como fixar informações



Olá, aqui é o teacher Rodrigo, e hoje gostaria de trazer pra vocês um papo sobre memória e fixação de informação. Não demora muito pra perceber que memória é um fator importante no aprendizado de inglês, afinal, precisamos nos lembrar das palavras que aprendemos. Muita gente, porém, tem uma noção um pouco errada de como a memória funciona: você não pode esperar lembrar de uma palavra se a viu apenas uma vez.

Primeiro, não existem memórias boas ou ruins, existem memórias treinadas e não treinadas. Assim como todo o nosso corpo, nosso cérebro precisa de treino para que possa desempenhar todo o seu potencial. Se você nunca treina a sua memória, nunca tenta aprender nada novo, você não terá a mesma capacidade de aprendizagem de quem o faz.

Como podemos, então, exercitar a cabeça? É bem simples! Aqui vão algumas opções:

  • Aprender um instrumento musical - diversos estudos já comprovaram que tentar aprender a tocar algum instrumento aumenta todas as suas faculdades mentais, além de ajudar com coordenação motora.

  • Ler - pura e simples leitura ajuda em todos os aspectos da vida, mas não adianta ler sempre a mesma coisa, se não você cai na famosa zona de conforto. O ideal é sempre tentar ler coisas diferentes, de preferência com livros que ensinem alguma coisa.

  • Jogar - diversos tipos de jogos são excelentes para o cérebro. Coisas como sudoku, xadrez, palavras cruzadas e até uma gama de vídeo games ajudam o cérebro a trabalhar a todo vapor.

Entretanto, seus treinos e estudos precisam vir com um foco. O quê você pretende alcançar com isso? É importante tentar tem isso minimamente esclarecido para que o risco de displicência diminua.

A respeito da aprendizagem de inglês, muitos dos meus alunos, quando perguntados sobre suas práticas da língua fora da sala de aula, me respondem que praticam assistindo séries e filmes legendados, ouvindo músicas... Tudo isso é ótimo, e eu sempre digo que cerca de 40% do meu inglês veio daí - os outros 60% vieram de vídeo games -, mas quando perguntados sobre o que aprenderam de novo em tudo isso, dificilmente obtenho respostas.

Assistir por assistir, ouvir por ouvir, sem pegar nada de novo acaba sendo, no final das contas, muito pouco útil. Claro que você acostuma o seu ouvido melhor à língua, mas isso é muito pouco.

A ideia é exercer uma função ativa em suas atividades. Não apenas sente na frente da televisão ou computador pra assistir uma série e só. Não simplesmente dirigia ouvindo música em inglês e só. Essas coisas dão apenas uma ilusão de prática, você não fica melhor só com isso.

Então o que da pra fazer? Bom, ao assistir filmes e séries, não preste atenção só nas legendas, tente escutar e entender palavras ou frases ditas, de preferência tentando usar as legendas como último recurso. Mais ainda, se você conseguir entender algo dito, repita. Igual fazíamos quando crianças aprendendo português, ouça e repita. Quanto as músicas, tente cantar. Monte um playlist que você goste e ouça ela com mais frequência ao invés de músicas aleatórias no rádio, assim você fica mais familiarizado com elas. Selecione duas ou três que você gosta mais e aprenda a cantá-las.

Esses são os meus conselhos por essa semana! Tente dar uma seguida nas coisas que eu falei que seu inglês irá certamente melhorar, e não se esqueça do mais importante: praticar todos os dias! Bons estudos!

#inglinglingl #aprenderingles #filmesemingles #inglesnaamericadosul #inglesmaua #giriasemingles #sing #inglesrapido #cursodeingles #escoladeingles #inginging #santoandreingles #ingl #ingl #inglingl #inginginginging #inglêsrápido #inglesemmaua #inglesem12meses #dicasingles #inglesnoabc #gramaticainglesa #inglesemumano #inglesemsantoandre #dicasdeingles #línguainglesa #inglessantoandre #inglesparacrianças #aprenderinglesnobrasil #escoladeinglesnoabc #escoladeinglês #cantaremingles #ingles #culturainglesa #escoladeinglesemsantoandre #inglespersonalizado #ingv #inging #ing #inglês #pronunciadeingles #melhorarpronuncianoingles

  • Instagram - Mind Up english school
  • Facebook - Mind Up english school
2017 Mind Up English School - todos os direitos reservados
Av. Itamarati,835 - Vila Curuça, Santo André, SP
(11)4975-5383