Independência ou Morte



Além de dicas de como aprimorar o aprendizado do inglês, também mostramos muito sobre a cultura de diversos países que possuem o inglês como língua mãe. Porém, diante da tragédia do museu nacional no Rio de Janeiro, imóvel o qual, antes de ser um museu foi casa de um rei e dois imperadores, nos mostra a grande importância de preservarmos a nossa própria história

É claro que a história de Brasil-colônia é grande demais para ser tratada em um único post, por isso vamos fazer um resumo da história e chegar nos "finalmente", o famoso grito do Ipiranga.

Para quem não sabe (o que é bem difícil, mas ok), o Brasil foi colônia de Portugal durante o período de 1808 - 1821. O primeiro a comandar o Brasil foi D. João, que até então era príncipe de Portugal, sua família e ele vieram ao Brasil, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte.

Em 1818 a mãe de D. João , D. Maria I faleceu, deixando o alto cargo de Rei ao seu filho que passou a se chamar D. João VI e reinou Portugal "tranquilamente" daqui do Brasil até o ano de 1820 quando se deu inicio a revolução dos portos. Após muita pressão dos residentes de Portugal para o retorno do Rei e a aprovação de uma constituição, em abril de 1821 D. João VI retorna a Portugal e deixa o Brasil nas mão de seu filho D. Pedro, como Príncipe Regente.

Pouco tempo após, no dia 9 de janeiro de 1822, D. Pedro recebeu uma carta, que exigia o seu retorno para sua cidade natal, porém, o povo clamava para que ele ficasse no país e foi então que D. Pedro disse a famosa frase : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico".

D. Pedro então começou a realizar pequenas viagens pelo país para acalmar os ânimos dos residentes, organizar as tropas e deixar bem claro que nenhuma ordem de Portugal devia ser acatada sem passar pelas mãos dele. Durante uma viagem entre Santos e São Paulo(capital), D. Pedro recebeu uma nova carta, com a convocação imediata para retorno, Portugal tomou consciência do movimento de independência do Brasil e não gostou nada. Foi então que as margens do riacho do Ipiranga, D. Pedro sacou sua espada e gritou: "independência ou morte".

Pouco tempo depois em 1822, D. Pedro foi declarado oficialmente como Imperador do Brasil.

Apesar de existirem diversas outras histórias sobre o desdobramento do fato, representados em filmes como "Barão de Mauá" e novelas como "novo mundo" , envolvendo sociedades e grupos que movimentam a independência do Brasil, a história citada é a que nos é ensinada pelos livros escolares de história.

Sim, é necessário aprendermos sobre a cultura e história de todos os países, principalmente para nosso desenvolvimento no inglês, mas nunca devemos nos afastar de nossas raízes, preservando nossa história e nossa essência.

#ingl #ingl #santoandreingles #escoladeingles #cursodeingles #inglesrapido #giriasemingles #inglesmaua #inglesnaamericadosul #inglêsrápido #inglesemmaua #inglesem12meses #dicasingles #inglesnoabc #gramaticainglesa #inglesemumano #inglesemsantoandre #dicasdeingles #línguainglesa #inglessantoandre #aprenderinglesnobrasil #inglesparacrianças #escoladeinglesnoabc #escoladeinglês #inglingl #cantaremingles #ingles #inglinglingl #culturainglesa #escoladeinglesemsantoandre #inglespersonalizado #filmesemingles #inglês #melhorarpronuncianoingles #pronunciadeingles #aprenderingles #independenciadobrasil #independenceday #7desetembro #brasil #historia #museunacionalrj

  • Instagram - Mind Up english school
  • Facebook - Mind Up english school
2017 Mind Up English School - todos os direitos reservados
Av. Itamarati,835 - Vila Curuça, Santo André, SP
(11)4975-5383