• Vinicius Freitas

Sexta Feira 13




Você já ouviu falar sobre a famosa "sexta feira 13"? Aposto que sim. A Sexta feira 13 ou a "Friday the 13th" é conhecido como um dia de azar e horror em que os monstros tem um dia para realizar coisas ruins. Mas como isso começou e como é a sexta feira 13 no mundo afora?

Bom, começamos aqui deixando um aviso. Não existe um motivo concreto, único e indiscutível para se declarar a sua origem, o que existem são fontes históricas de grande probabilidade do seu início.

No passado houve uma grande perseguição realizada pelo Rei Felipe o Belo, na época da monarquia Francesa por medo de perder o seu poder e influência. Juntamente com o Papa Clemente V, declarou uma caça a Ordem dos Cavaleiros Templários no dia 13 de Outubro de 1307 em que no meio de tudo isso o principal cavaleiro da ordem foi capturado, Jacques De Molay, que após 7 anos de tortura de Felipe e do próprio Papa na busca incessante de informações sobre o paradeiro dos outros templários e seus tesouros, decidiu delatar os irmãos cavaleiros em praça publica na frança. ( na Île de la Cité, em Paris).

No dia 18 de março de 1314 sua delação foi concedida, mas o que não se imaginava é que Jacques De Molay, não tinha a menor intenção de delatar os irmãos aos quais tinha prestado o juramento de proteger e por conta disso Rei Felipe declarou a morte pela fogueira.

Antes de morrer Jacques De Molay jogou uma maldição no Rei, No Papa e Guilherme Nogaret (conselheiro do Rei Felipe) de que os seus três algozes assim como seus descendentes estavam intimados a comparecer diante do tribunal de Deus, e naquele mesmo ano de 1314, Papa Clemente V, Rei Felipe o Belo e Guilherme Nogaret morreram misteriosamente. Desde então esse dia ficou conhecido como a Maldição de Jacques De Molay.

A Sexta Feira 13 de 1307 foi conhecida como o pior erro da inquisição, assim como o discurso do Grão Mestre templário na fogueira, ficou conhecida como "A Grande Maldição" e podem estar correlatadas. Por isso foi criada a famosa "sexta feira 13" e talvez a relação com monstros seja simplesmente por que os inquisidores foram dados como monstros por tamanha barbaridade que realizaram.

Nos dias de Hoje , o que é a Sexta Feira 13?

O dia de Sexta Feira 13, é conhecido como um dia em que tudo pode dar errado e todas as superstições estão de "mãos dadas" em um dia de tormenta. Aqui no Brasil, o dia se resume em assistir filmes de terror e contar histórias horripilantes, porém na terra onde se fala inglês, conhecida também como Estados Unidos, os americanos realmente levam esse dia bem a sério.

Para os americanos neste dia é necessário não arriscar, não fazer coisas que podem dar errado e as superstições são realmente levadas a sério. Tão a sério que é um dia de queda na economia. Não se investe na bolsa de valores, ela basicamente para, tudo por conta do numero 13 do calendário que por ironia, caiu em uma sexta feira.

Ta mas e pra treinar o meu inglês , o que eu posso fazer?

Se você gosta de filmes de terror, vamos indicar 3 aqui pra você ver sem legenda, ok ?

  • O massacre da Serra Elétrica

  • Sexta Feira 13

  • O Chamado

Não esqueça, você pode aproveitar o clima do dia e ainda de quebra treinar o seu inglês, que tal? para mais dicas e informações pra melhorar o seu inglês continue aqui no Blog.

#mito #historia #cultura #EUA #feriadosnoseua #sextafeira13 #horror #medo #ingles #inglesemmaua #inglesem12meses #inglesnoabc #línguainglesa #culturainglesa #inglesemsantoandre #inglesemumano #inglesrapido

  • Instagram - Mind Up english school
  • Facebook - Mind Up english school
2017 Mind Up English School - todos os direitos reservados
Av. Itamarati,835 - Vila Curuça, Santo André, SP
(11)4975-5383